Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

SABERES DOCENTES: UM ESTUDO A PARTIR DE TARDIF E BORGES

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 28; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.46972

ISSN

2359-7003

Autores

Thaís Philipsen Grützmann,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O tema saberes docentes está vinculado ao chão da sala de aula e remete a uma conversa com o professor, buscando conhecê-lo e conhecer sua formação, práticas, vivências e experiências, em ações do cotidiano da vida escolar. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um recorte pontual da tese de doutorado da autora, mostrando o resgate teórico feito sobre o tema Saberes Docentes, a luz das teorias de Maurice Tardif e Cecília Maria Ferreira Borges, destacando a importância destes autores para a temática. A metodologia utilizada na pesquisa, de abordagem qualitativa, foi uma revisão sistemática das obras de Tardif (2011) e Borges (2004). Os saberes docentes vinculam-se as práticas do professor, proporcionando momentos de aprendizado e reflexão, num contínuo ir e vir profissional. Destacam-se os saberes docentes considerando duas importantes vertentes: o saber dos professores em seu trabalho cotidiano e em sua formação inicial e continuada e, ainda, que os saberes docentes são sociais, contextualizados e individuais.

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