Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Profissão docente no ensino superior privado

2019; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.1981-0490.v22i1p49-63

ISSN

1981-0490

Autores

Marisa Aparecida Elias, Vera Lúcia Navarro,

Tópico(s)

Education and Work Dynamics

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o trabalho e a saúde de professores do ensino superior privado. Parte-se da premissa de que a precarização do trabalho é um dos principais fatores que degradam a educação e a saúde desses profissionais. Considerando a complexidade do tema, este artigo se fundamentou no materialismo histórico dialético e em estudos sobre saúde mental relacionada ao trabalho. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semidirigidas. Os resultados mostram que os docentes estão submetidos a condições precárias e intensificadas de trabalho. A preservação da idealização da atividade profissional é um facilitador da alienação que prende os docentes a uma representação do trabalho como missão, que, além de submetê-los a condições fisicamente desgastantes, também os sujeitam a pressão psicológica potencialmente adoecedora. Conclui-se que a mercantilização da educação e do ensino descaracterizam a função do educador e propiciam o desgaste, o mal-estar e o adoecimento.

Referência(s)