
CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURRÍCULO DA NUDEZ: ENTRE DENÚNCIAS E RESISTÊNCIAS
2019; Volume: 17; Issue: 4 Linguagem: Português
10.23925/1809-3876.2019v17i4p1480-1501
ISSN1809-3876
AutoresLuíza Cristina Silva Silva, Shirlei Rezende Sales,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoO presente artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar os modos de atuação do currículo da nudez na produção de relações de sexualidade e gênero na cibercultura. A análise desta pesquisa foi elaborada sob a perspectiva pós-crítica educacional que compreende que o currículo é um artefato cultural que produz modos de existência e é capaz de multiplicar sentidos, saberes e resistências criativas. A análise do currículo da nudez pretende provocar deslocamentos, pois está fundamentada conceitualmente na noção de currículo cultural que não se restringe ao espaço escolar. Desse modo, esse currículo é analisado nas relações produtivas do poder, nos regimes de verdade, na constituição de sujeitos, nas disputas e práticas discursivas. A metodologia utilizada na investigação articulou elementos da netnografia e análise do discurso de inspiração foucaultiana de três grupos secretos na rede social Facebook. Os grupos secretos existiam com intuito principal de trocar, publicar e brincar com autorretratos nus. Foram realizadas também entrevistas online com dez participantes dos grupos, para complementar e aprofundar a produção das informações. O argumento desenvolvido é que no currículo da nudez denunciam-se práticas assimétricas de sexualidade e gênero e, assim, resistem-se a certas normas sociais da política contemporânea e ao regime de corporeidade.
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