CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CANOAS SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

2019; Volume: 8; Issue: 17 Linguagem: Português

10.3387/rpem.v8i17.2023

ISSN

2238-5800

Autores

Greyce dos Santos Rodrigues, Cláudia Lisete Oliveira Groenwald,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da dissertacao de mestrado, desenvolvida no Programa de Pos-Graduacao em Ensino de Ciencias e Matematica (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). O objetivo foi analisar as concepcoes de 51 professores de Matematica, dos anos finais do Ensino Fundamental, do municipio de Canoas/RS, em relacao aos conteudos dispostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implantada em 2018. Utilizou-se a metodologia de base quali-quantitativa. Os dados obtidos foram oriundos da aplicacao de um questionario aplicado a 51 professores de Matematica e, entrevistas estruturadas, realizadas com 18 professores de Matematica da rede municipal de Canoas, Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que, do total de 51 professores, 58,83% afirmaram que a implantacao da BNCC trara impactos positivos, e 45,09% declararam ter um bom conhecimento sobre a BNCC, tambem ha relatos de inquietacoes e preocupacoes. Afirmaram que ha conteudos matematicos que nao estao sendo desenvolvidos pelos professores nos 5 eixos da BNCC (Geometria, Grandezas e Medidas, Estabilidade e Probabilidade, Numeros e Operacoes e Algebras e Funcoes), dos quais destacam-se: plano cartesiano (6o e 7o anos), construcoes geometricas (7o ano), problemas com equacoes de 2o grau (8o ano), geometria analitica (9o ano)b e funcao exponencial (9o ano).

Referência(s)