
A felicidade da população sob o ponto de vista da gestão pública
2019; CENTRO UNIVERSITARIO UNA; Volume: 24; Issue: 4 Linguagem: Português
10.21714/2179-8834/2019v24n4p1-21
ISSN2179-8834
AutoresCassiano de Andrade Ferreira, Ana Alice Vilas Boas, Patrícia Aparecida Ferreira, Eduardo Gomes Carvalho,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO presente estudo avaliou a origem e os fundamentos do indicador de Felicidade Interna Bruta, o FIB, e fez relação do mesmo com a gestão pública da cidade de Lavras-MG. O FIB é um indicador social e sistêmico que surgiu na década de 1970, em um pequeno país asiático, no Himalaia, entre a Índia e a China, chamado Reino do Butão. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção dos gestores públicos quanto ao nível de felicidade e satisfação da população lavrense, verificar a influência da gestão pública na felicidade dos cidadãos e identificar ações da gestão pública nos focos de insatisfação popular. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com pessoas estratégicas da gestão pública local. Para analisar o material coletado utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Como resultados a pesquisa apontou que o povo de Lavras é relativamente feliz. Apenas dois respondentes disseram acreditar que o índice de felicidade dos lavrenses é baixo, enquanto seis entrevistados disseram que ele é bom ou alto e outros quatro ficaram indecisos. O principal fator gerador de insatisfação popular é a má gestão dos recursos destinados ao atendimento das necessidades básicas da população e a falta de compromisso, ética e integridade dos gestores públicos.
Referência(s)