Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Os ataques às universidades e a defesa da educação: trajetória de sentidos em diferentes posições-sujeitos

2019; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.19177/rcc.v14e22019193-208

ISSN

2179-9865

Autores

Helson Flávio da Silva Sobrinho, Ana Paula Santos de Oliveira, Simone Natividade Santos,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

A partir da perspectiva da Análise do Discurso (AD), na linha de Michel Pêcheux, analisamos os discursos presentes nas manifestações de maio de 2019, que tratam da defesa das universidades públicas e se posicionam contrariamente aos ataques do governo de Jair Bolsonaro. Nosso percurso analítico parte das condições de produção históricas de tal discursividade e chega às materialidades discursivas com o objetivo de compreender os gestos de interpretação a partir do enunciado “Em defesa da educação”. Como resultado, encontramos um discurso que se contrapõe à política de cortes do Governo Federal, enfrentando a questão por meio de manifestações que polemizam os dizeres e, sobretudo, desvelam as posições-sujeitos contraditórias e os interesses ideológicos em jogo.

Referência(s)