
Os ataques às universidades e a defesa da educação: trajetória de sentidos em diferentes posições-sujeitos
2019; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.19177/rcc.v14e22019193-208
ISSN2179-9865
AutoresHelson Flávio da Silva Sobrinho, Ana Paula Santos de Oliveira, Simone Natividade Santos,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoA partir da perspectiva da Análise do Discurso (AD), na linha de Michel Pêcheux, analisamos os discursos presentes nas manifestações de maio de 2019, que tratam da defesa das universidades públicas e se posicionam contrariamente aos ataques do governo de Jair Bolsonaro. Nosso percurso analítico parte das condições de produção históricas de tal discursividade e chega às materialidades discursivas com o objetivo de compreender os gestos de interpretação a partir do enunciado “Em defesa da educação”. Como resultado, encontramos um discurso que se contrapõe à política de cortes do Governo Federal, enfrentando a questão por meio de manifestações que polemizam os dizeres e, sobretudo, desvelam as posições-sujeitos contraditórias e os interesses ideológicos em jogo.
Referência(s)