ENSINO BASEADO EM EQUIVALÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTENÇAS EM CRIANÇAS COM IMPLANTE COCLEAR
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18542/rebac.v15i1.7918
ISSN2526-6551
AutoresAnderson Jonas das Neves, Ana Cláudia Moreira Almeida‐Verdu, Leandra Tabanez do Nascimento Silva, Adriana Lima Mortari Moret,
Tópico(s)Speech and dialogue systems
ResumoO ensino baseado em equivalência pode integrar repertórios verbais distintos e promover a precisão da fala em crianças com implante coclear, fato que tem sido observado com palavras e estendido recentemente para sentenças. O presente estudo replicou um estudo prévio e verificou os efeitos do ensino baseado em equivalência sobre a precisão da fala na nomeação de figuras de cenas e a produtividade oral de sentenças (nomear novas figuras relacionadas às sentenças recombinadas), em cinco crianças com implante coclear e leitoras. Os estímulos foram organizados em uma matriz que produziu nove sentenças de três termos, com estrutura sujeito-verbo-objeto (SVO) e o objeto comum; as três sentenças da diagonal da matriz foram ensinadas e as demais testadas. O ensino consistiu em selecionar figuras de cenas (por emparelhamento de acordo com o modelo, MTS) e construir sentenças impressas (por emparelhamento de acordo com o modelo com resposta construída, CRMTS), condicionalmente às sentenças ditadas. Pós-testes de leitura de sentenças impressas e de nomeação de figuras de cenas ocorreram para as sentenças ensinadas e recombinadas. Todos os participantes aprenderam as relações ensinadas, demonstraram relações de equivalência, aumentaram a precisão da fala diante das figuras de cenas e foram capazes de nomear figuras usando as sentenças recombinadas. Nossos resultados replicaram estudos prévios e aumentaram a generalidade dos achados com mais participantes. O aumento na precisão da linguagem oral em crianças com implante coclear e leitoras pode ser obtida por meio de ensino baseado em equivalência e ensino por matrizes.Palavras chave: Ensino baseado em equivalência, matriz, produção oral, sentenças, implante coclear.
Referência(s)