Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Fotografia e arte abstrata: cruzamentos entre registro, ficção e testemunho em Gerhard Richter

2019; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.15448/1984-4301.2019.3.33375

ISSN

1984-4301

Autores

Lóren Cristine Ferreira Cuadros,

Tópico(s)

Memory, Trauma, and Commemoration

Resumo

No ano de 1944, integrantes do Sonderkommando – grupo de prisioneiros forçados a dar cabo dos corpos de outros judeus nos campos de concentração – conseguiram tirar quatro fotografias dos horrores ocorridos no campo de Auschwitz-Birkenau. Recentemente, tais fotografias inspiraram uma das obras abstratas do pintor alemão Gerhard Richter intitulada “Birkenau”. O presente artigo pretende defender que, embora não correspondam ao testemunho em primeira mão encontrado nos registros fotográficos, as telas pintadas por Richter causam no espectador igual inquietação ao expô-lo à brutalidade do episódio a que remetem. Ademais, com o intuito de elucidar a hipótese ora defendida, isto é, a de que a releitura artística lança nova luz sobre a imagem transformada em indício histórico ao longo do tempo, reforçando, assim, seu questionamento, também são apresentadas outras comparações entre fotografias famosas e trabalhos de artes plásticas baseados nestas.

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