Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O PROGRAMA FORÇAS NO ESPORTE COMO FATOR DE INCLUSÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO ESPORTIVO NO BRASIL

2019; Volume: 12; Linguagem: Português

10.51206/e-legis.v12i0.571

ISSN

2175-0688

Autores

Pedro Galvão, Renata Osborne, Roberto Ferreira dos Santos, Carla Isabel Paula da Rocha de Araújo,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Muitas escolas não possuem espaço adequado para a prática esportiva. Uma alternativa a essa falta de estrutura tem sido a realização de projetos sociais esportivos. O objetivo deste estudo foi verificar se o Programa Forças do Esporte (Profesp), vertente do Programa Segundo Tempo, desenvolvido pelas Forças Armadas, é fator de inclusão social e desenvolvimento esportivo no Brasil. Foi realizada uma pesquisa mista, com aplicação de entrevista e questionários aos coordenadores de polos do programa. Verificamos que o Profesp apresenta algumas barreiras e facilitadores, pode trazer benefícios ou riscos, caso percam o foco principal, e possui pontos fortes e oportunidades de melhoria. Concluímos que o Profesp, por si só, não é fator determinante para a inclusão social e desenvolvimento esportivo do Brasil, pois atualmente não atende a percentual significativo, porém, atende a dezenas de milhares de crianças e adolescentes, o que já o coloca como uma polícia pública relevante para o Brasil.

Referência(s)