
Linguagem corporal na promoção de resiliência: uma prática educacional com acadêmicos do curso de educação física
2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português
10.12957/riae.2019.45597
ISSN2359-6856
AutoresÂngela Adriane Schmidt Bersch, Eliane Lima Piske,
Tópico(s)Resilience and Mental Health
ResumoO artigo apresenta a linguagem corporal como mecanismo de proteção e promoção de resiliência em intervenções para formação de acadêmicos de Educação Física de uma Universidade Federal do Sul do Brasil. A pesquisa foi qualitativa e a Grounded Theory e o software Atlas.Ti foram as bases de análise das informações. As intervenções foram realizadas por meio de estratégias pedagógicas com a temática central da linguagem corporal com foco nas emoções e sentimentos dos estudantes. Os resultados na vivência da corporeidade foram apontados como possibilidades de mudanças nas novas aprendizagens e experiências relacionais. Estes podem ser fatores potencializadores da resiliência pela via corpórea pelas evidências de que geraram possibilidades de superação das adversidades de cada um.
Referência(s)