
Um filme de pernas tortas: Garrincha, alegria do povo
2019; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 26 Linguagem: Português
ISSN
1646-477X
AutoresSilvana Seabra, Jane de Almeida, Patricia Giménez,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoEste artigo propoe a releitura do filme Garrincha, alegria do povo (1963), de Joaquim Pedro de Andrade, a partir do material imagetico diversificado que o compoe. Apontando questoes sobre o documentario, o cinema verite e o cinema direto, o artigo discute a montagem do filme a partir de “material impuro”, derivado de arquivos filmicos e televisivos, fotografias de jornais e material recem-filmado, um procedimento pouco comum na epoca. A partir de pontos de semelhanca com o conceito de “filme-ensaio”, argumenta-se que Garrincha , alem de ser um filme singular, e tambem um exemplo precoce de uma pratica recente e inventiva que se utiliza de arquivos para sua composicao.
Referência(s)