
Os limites das fontes documentais: do samba enredo da Mangueira 2019 ao discurso oficial sobre o canto orfeônico
2019; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português
10.20504/opus2019c2527
ISSN1517-7017
AutoresMaura Penna, João Valter Ferreira Filho,
Tópico(s)Music Education and Analysis
ResumoEste trabalho consiste em um ensaio científico elaborado a partir de pesquisas bibliográficas e documentais e que procura analisar questões envolvidas no uso de fontes documentais em pesquisas musicais e educacionais de caráter histórico. Partindo do questionamento ao status de fidedignidade absoluta frequentemente conferido aos documentos históricos, é discutido como mesmo fontes autênticas e legítimas estiveram expostas a toda sorte de influências externas – mais notadamente aquelas relacionadas aos aspectos políticos e ideológicos próprios do contexto de sua produção, divulgação e atualização. Tais influências afetam o teor dos dados constantes naqueles documentos, até mesmo determinando-os, de modo a sustentar e legitimar uma dada interpretação dos acontecimentos. Com base em uma série de exemplificações a partir de pesquisas diversas sobre temas da área de música, particularmente a experiência do canto orfeônico na Era Vargas, analisa-se como narrativas são elaboradas com base em fontes documentais, construindo um discurso oficial que não contempla a complexidade dos acontecimentos históricos e que exclui interpretações divergentes. A conclusão aponta para a necessidade de maturidade e esforço investigativo por parte do pesquisador, para que possa contextualizar as fontes com que trabalha, procurando sempre tanto questionar as condições de sua produção como compreender a lógica das diversas interpretações de seu conteúdo, assim como sua função na construção das narrativas históricas.
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