Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Influência da Educação Empreendedora na Identificação de Oportunidades de Negócios

2019; Faculdade Meridional IMED; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18256/2237-7956.2019.v9i2.3335

ISSN

2237-7956

Autores

Daniel Luiz Igrejas Andrade, Camila Yano Sato,

Tópico(s)

Entrepreneurship Studies and Influences

Resumo

A literatura destaca que a motivação do empreendedorismo pela identificação de uma oportunidade pode contribuir para o crescimento econômico de um país, ao contrário da motivação por necessidade, que não apresenta esse potencial. O artigo analisa a influência da educação empreendedora na identificação de oportunidades de negócios. Argumenta-se que a educação empreendedora pode contribuir para o aumento da capacitação e fornecimento de melhores competências e habilidades comportamentais, que podem influenciar indivíduos na identificação de oportunidades de negócios. Utiliza-se abordagem quantitativa, operacionalizada por meio da técnica de regressão, considerando dados em painel, controlando os efeitos fixos, em uma série de 16 anos (2002-2017) com 23 países. Os dados foram obtidos junto às bases: Global Entrepreneurship Monitor, Banco Mundial e Organização das Nações Unidas. Os resultados mostram que a educação empreendedora no nível básico está associada positivamente com a identificação de oportunidades de negócios, ao contrário da educação empreendedora no nível superior. Isso demonstra a relevância de investimentos na transmissão de valores do empreendedorismo desde os níveis iniciais do ensino, nos quais seja possível difundir habilidades e cultura empreendedora.

Referência(s)