
Metodologias lúdicas e educação alimentar e nutricional para promover o consumo de pescado em escolares
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 16; Issue: 34 Linguagem: Português
10.5007/1807-0221.2019v16n34p126
ISSN1807-0221
AutoresViviane Ferreira dos Santos, Leticia De Freitas Silva Brito, Joyciane Gomes Camargo, Caroline Roberta Freita Pires, Diego Neves de Sousa, Hellen Christina de Almeida Kato,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoA idade escolar é o período em que há a formação de hábitos alimentares, sendo a principal fase para que haja a intervenção com ações educativas. Este trabalho teve por objetivo relatar ações extensionistas direcionadas à Educação Alimentar e Nutricional com uso de metodologia lúdica, para promover o consumo de pescado em escolares. Trata-se de um relato de experiência extensionista com 43 alunos do 4º ano de uma escola da rede municipal de ensino de Palmas. Foram utilizadas diferentes metodologias, como dinâmicas participativas, atividade de pintura e oficina culinária. A eficácia desta metodologia foi avaliada através da aplicação de pré-teste e pós-teste. Entre os resultados, postula-se que 83,7% dos escolares afirmaram que consomem peixe e 97,7% informaram este ser consumido pelos pais, enquanto a preferência (53,5%) dos alunos foi pelo peixe frito. Observou-se a ampliação de conhecimento sobre os nutrientes e seus benefícios, além da importância do consumo do peixe, o que demonstra a aplicabilidade das metodologias lúdicas.
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