
Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde
2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.30681/252610103730
ISSN2526-1010
AutoresFagner Luiz Lemes Rojas, Ruth Terezinha Kehrig, Emília Carvalho Leitão Biato, Neuci Cunha dos Santos,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoObjetivo: discutir a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e sua potencial influência sobre os profissionais de saúde. Método: estudo de caso, a partir de entrevistas com quatro enfermeiros que atuam em unidades de saúde da família da capital de Mato Grosso e análise de documentos. Após as entrevistas, aplicou-se a análise discursiva. Resultados: em Mato Grosso, as ações de educação permanente em saúde vêm sendo discutidas, desde 2003, nos polos regionais de educação permanente em saúde, cuja ação tem contribuído para a transformação das práticas dos profissionais de saúde de forma integrativa entre os territórios e os sujeitos. O profissional de saúde em serviço, influenciado pela educação permanente em saúde, assume a condição de ‘educador em potencial’ e modifica a sua prática/reflexão/ação. Considerações finais: durante a trajetória de atuação profissional, eles foram (re)pensando e (re)significando suas práticas, por meio da ‘aprendizagem-autonômica’, culminando na construção de saberes significativos no/pelos espaços de saúde, o que possibilitou focalizar um movimento singular, em que trabalho e educação dialogam, suscitando um novo modo de aprender-fazer-saúde.
Referência(s)