Educação Ambiental na conscientização florestal e fauna-bravia para as novas gerações em Chókwè-Moçambique
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 14; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34024/revbea.2019.v14.2518
ISSN1981-1764
Autores Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoDespertar a consciência às novas gerações da escola primária do primeiro grau (EP1), constitui um algo novo e indispensável, pois possibilita estimular aos aprendizes a participarem com rigor como agentes/gestores ativos na tomada das resoluções ambientais capazes de assumirem novas responsabilidades e práticas, visando executar um tipo de desenvolvimento que cultive uma relação harmoniosa cuidadosa e a preservação florestal e fauna-bravia dentro dos limites impostos pela natureza. Foram entrevistados 10 professores correspondentes a uma amostra de 3 pessoas dos quais dois professores e uma professora e 50 aprendizes com amostra de 15. Todos foram interrogados sobre conteúdos relacionados a contribuição da educação ambiental no contexto da conscientização florestal e fauna-bravia, na perspectiva de responder a seguinte pergunta: Quais as dificuldades que os professores consideram relevantes para à inclusão da educação ambiental nos programas curriculares, desenvolvendo a educação ambiental no âmbito da conscientização florestal e fauna-bravia? Assim, O presente estudo tem como objetivo: Investigar a forma como a educação ambiental está sendo implementada na escola primária do primeiro grau do segundo bairro em Chókwè, visando identificar quais as dificuldades que os professores deparam para à inclusão da educação ambiental dentro do contexto da conscientização florestal e fauna-bravia nos programas curriculares, desenvolvendo a consciência ambiental nas crianças com idade de 7 à 14 anos. Face a isso, os resultados revelam à ausência de ferramenta tanto pedagógica, quanto de capacitação de professores, o que justificaria que os mesmos não praticam suas atividades como facilitador, impossibilitando o aprendiz atuar como agente ativo do processo. Logo, sugere-se que a escola busque métodos adequados que possibilitam à incorporação da educação ambiental dentro do contexto da conscientização florestal e fauna-bravia nos programas curriculares, na perspectiva de construir conhecimetos que visem à conscientização dos aprendizes frente às problemáticas ambientais atuais.
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