
REPERCUSSÕES DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL INFANTIL AOS PROCESSOS SOCIALIZADORES NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES À RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
2019; Taylor & Francis; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.3738/1982.2278.3096
ISSN1949-1034
AutoresAndréia Cristiane Silva Wiezzel,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoO foco principal deste trabalho reside em caracterizar o desenvolvimento emocional infantil, contrapondo-o aos processos de socializacao na escola, cujo ator principal e o professor, por meio da relacao que estabelece com os alunos. Aponta as origens e discute as necessidades basicas de desenvolvimento da crianca, apontando como os professores podem contribuir neste processo, por meio de um olhar sensivel e tecnico acerca do comportamento infantil, proporcionado por conhecimentos da teoria de Winnicott. Neste espaco potencial de crescimento que constitui a escola, o papel do professor ao se relacionar e mediar as relacoes entre as criancas, e um dos fatores determinantes a construcoes estruturantes acerca de relacionamentos, que estas levarao por toda vida. O professor, ao conhecer o processo de desenvolvimento emocional de seus alunos e suas formas de expressao, podera direciona-los a experiencias sociais mais ricas e impactantes a sua formacao enquanto pessoa.
Referência(s)