Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ALTERIDADE NOS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA: A INVERSÃO DO VETOR E A AÇÃO DOS ATORES NA ESCOLA

2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 20; Issue: 59 Linguagem: Português

10.12957/teias.2019.45284

ISSN

1982-0305

Autores

Júlio César Augusto do Valle, Andréia Lunkes Conrado,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

Neste texto, nosso propósito consiste em descrever as convergências de pesquisas sobre políticas curriculares que vêm enfatizando a necessidade de que a macropolítica tenha como princípio estruturante certo grau de permeabilidade em relação à ação e ao tempo dos atores das/nas escolas, em seus variados contextos. Para isso, defendemos um caminho para a alteridade nas políticas curriculares que substitua a prescrição curricular como paradigma e oriente-se por uma inversão do vetor curricular, que produza um movimento capaz de acolher a diversidade cultural e as diferenças representadas por situações de rupturas, controvérsias e problemáticas cotidianas que marcam o território escolar.

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