
ALTERIDADE NOS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA: A INVERSÃO DO VETOR E A AÇÃO DOS ATORES NA ESCOLA
2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 20; Issue: 59 Linguagem: Português
10.12957/teias.2019.45284
ISSN1982-0305
AutoresJúlio César Augusto do Valle, Andréia Lunkes Conrado,
Tópico(s)Educational Practices and Policies
ResumoNeste texto, nosso propósito consiste em descrever as convergências de pesquisas sobre políticas curriculares que vêm enfatizando a necessidade de que a macropolítica tenha como princípio estruturante certo grau de permeabilidade em relação à ação e ao tempo dos atores das/nas escolas, em seus variados contextos. Para isso, defendemos um caminho para a alteridade nas políticas curriculares que substitua a prescrição curricular como paradigma e oriente-se por uma inversão do vetor curricular, que produza um movimento capaz de acolher a diversidade cultural e as diferenças representadas por situações de rupturas, controvérsias e problemáticas cotidianas que marcam o território escolar.
Referência(s)