A ‘didactização’ da neologia do Português
2019; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 32; Issue: 3 Linguagem: Português
10.11606/issn.2236-4242.v32i3p25-44
ISSN2236-4242
Autores Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoO artigo que ora apresentamos é a síntese de um longo percurso de investigação que culminou na apresentação da tese de doutoramento em neologia. Ele é uma reflexão sobre a neologia do Português em Angola. Uma vez que Angola é um complexo de línguas e culturas, este estudo sobre neologia circunscreveu-se apenas à Zona Linguística Umbundu (ZLU), zona Centro-Sul de Angola. A investigação incidiu sobre o comportamento linguístico do Português no contacto com a língua Umbundu para se aferir a necessidade do ensino quer do léxico quer da neologia do Português. O objectivo deste estudo é a reflexão sobre o fenómeno da neologia e, muito particularmente, sobre a sua didactização em contextos escolares.
Referência(s)