
Luta em 140 caracteres
2019; Brazilian Association of Political Communication Scholars; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
10.21878/compolitica.2019.9.3.347
ISSN2236-4781
AutoresHelen Cristine Almeida Anacleto,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO desinteresse dos meios de comunicação chamados tradicionais pela cobertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 evidenciou o Twitter como uma importante arena de visibilidade e reconhecimento para os atletas paralímpicos. Neste artigo, analisamos e categorizamos o conteúdo de 1.238 (n=1.238) postagens feitas pela conta do Comitê Paralímpico Brasileiro (@cpboficial) e, concomitantemente, 9.132 (n=9.132) tweets postados pelos usuários da rede social com a hashtag #JogosParalímpicos, todos publicados durante o evento no Brasil. Após esta fase, encontramos três tipos de reconhecimento expressos aos atletas: o Institucional, o Esportivo e o Afetivo/Ideológico. Os resultados são analisados à luz do debate da teoria do reconhecimento feito entre Nancy Fraser e Axel Honneth.
Referência(s)