Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Deleuze e o Cinema: a tendência aquosa no cristal rachado em Jean Renoir

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2594-4231

Autores

Tarsila Costa Conrado Dos Santos,

Tópico(s)

French Literature and Critical Theory

Resumo

Objetiva-se por meio da taxonomia dos cristais de tempo realizada por Gilles Deleuze em seu livro Cinema 2: a imagem-tempo (2005), apresentar uma cartografia do cristal rachado demonstrando possiveis intercessoes de tendencias e texturas de qualidade aquosa e transitoria entre os planos cinematograficos de Jean Renoir (1894-1979), sobretudo, no filme A carruagem de ouro (1952), entre a pintura de Edgar Degas (1834-1917) A primeira bailarina (1876), assim como, o sistema cristalino monoclinico por onde um terceiro lado diagonal ja evidencia uma rachadura. O objetivo deste artigo e assinalar permeabilidades qualitativas de tendencia e textura aquosas no cristal rachado em suas distintas expressoes: no plano de imanencia em suas variacoes , nos planos de composicao em suas variedades , nos planos de referencia em suas variaveis . Farei um relato do processo metamorfico pelo qual as descricoes cristalinas em suas expressoes fisicas e metafisicas manifestam-se em uma multiplicidade advinda da dimensao inorgânica do tempo. Palavras-chave: Gilles Deleuze. Imagem-tempo. Cristais de tempo. Cristal rachado. Jean Renoir. Cinema. Deleuze and the Cinema : the watery tendency in cracked crystal in Jean Renoir ABSTRACT : Through Gilles Deleuze's taxonomy of time crystals in his book Cinema 2: the image-time (2005), we present a cracked crystal cartography showing possible intercessions of trends and textures of watery and transient quality between the planes by Jean Renoir (1894-1979), especially in the film The Golden Carriage (1952), between the painting by Edgar Degas (1834-1917) The First Ballerina (1876), as well as the monoclinic crystalline system through which a The third diagonal side already shows a crack. The aim of this paper is to point out qualitative permeability of aqueous trend and texture in the cracked crystal in its different expressions: in the plane of immanence in its variations, in the planes of composition in its varieties, in the reference planes in its variables. I will give an account of the metamorphic process by which the crystalline descriptions in their physical and metaphysical expressions manifest in a multiplicity arising from the inorganic dimension of time. Keywords : Gilles Deleuze. Picture-time. Crystals of time. Cracked Crystal Jean Renoir Movie theater. [1] Artigo submetido para avaliacao em 05/11/2019 e aprovado em 10/11/2019.

Referência(s)