O som ambiente como recurso narrativo no documentário brasileiro contemporâneo

2019; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 26 Linguagem: Português

ISSN

1646-477X

Autores

Raquel Salama Martins,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Este trabalho busca refletir sobre a funcao do som ambiente no desenvolvimento da narrativa filmica documental contemporânea. Com base nos estudos do cinema e do som na linguagem audiovisual, tendo como referencia autores como Michel Chion, Murray Schafer e Daniel Deshays, compreendemos o som enquanto um recurso narrativo, e nao apenas um “valor acrescentado a imagem visual” (Chion, 2008). Estudos das pesquisadoras brasileiras Clotilde Guimaraes, Viviane Vedana, Joceny Pinheiro, Consuelo Lins e Claudia Mesquita, dentre outros que abordam questoes do som no cinema documentario brasileiro, nos indicam caminhos para investigar os modos pelos quais o som ambiente pode narrar historias nesses filmes. Os objetos de estudo a serem pesquisados sao obras de Evaldo Mocarzel ( Quebradeiras , 2009), Maya Da-Rin ( Terras , 2009) e Marcos Pimentel ( Sopro , 2013), cineastas brasileiros reconhecidos pela producao de documentarios que buscam um registro e tratamento cuidadoso do som ambiente.

Referência(s)