Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Visualidade e tecnologias nos espetáculos contemporâneos: processos de criação e resultados artísticos

2019; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 2; Issue: 21 Linguagem: Português

10.5965/2595034702212019236

ISSN

2595-0347

Autores

S. Baillon,

Tópico(s)

Theatre and Performance Studies

Resumo

Se a encenação é “tornar concreta/visível” uma ideia, um devaneio, um texto,apoiando-se numa dramaturgia compreendida em seu sentido plural (seja a partir de um texto ou a partir de um processo de escritura cênica), ela passa pelo objeto ou objetos, mais ou menos opacos, como Julie Postel demonstra em sua recente tese, ou fenômenos de presenças – que poderiam então definir o teatro de bonecos. A princípio falarei sobre uma busca por presença em um dos meus espetáculos, envolvendo a imagem em 3D, Une tache sur l’aile du papillon (Uma mancha sobre a asa da borboleta), texto de Alain Cofino Gomez. Na sequência, falarei sobre um espetáculo que acompanhei, #Humans, de Lucas Prieux, que trabalhou em outro tipo de boneco digital. O que isso aponta para a dramaturgia? Na minha posição de pedagoga de encenação, eu parto do pressuposto de que não sei qual é o objeto que o aluno está procurando, e ele também não. E isso não passa, claro, por uma grande tecnologia. Então vamos juntos procurar qual é o objeto dessa experimentação que é uma “encenação”.

Referência(s)