Artigo Acesso aberto

Traços da enunciação musical tensiva no Choros nº 6 de Villa-Lobos

2019; Programa de Pós-graduação em Música (USP); Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/rm.v19i2.163572

ISSN

2238-7625

Autores

Gustavo Cardoso Bonin,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Villa-Lobos construiu um estilo característico que ganha cada vez mais extensão e densidade analítica, dentro e fora do país. A construção do estilo de um compositor depende da recorrência dos modos com que ele organiza diversos elementos musicais e sonoros a fim de construir um “modo de escuta” próprio. Com base na abordagem tensiva da semiótica francesa, desenvolvida por Claude Zilberberg, procuraremos apresentar como a tensão entre os aspectos sensíveis e inteligíveis da percepção musical caracterizam a presença enunciativa de Villa-Lobos na peça orquestral Choros nº 6. Essa abordagem nos ajuda a descrever como o autor organiza as sonoridades na percepção tanto da i) espacialidade como da ii) temporalidadeprojetada pela obra.

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