Traços da enunciação musical tensiva no Choros nº 6 de Villa-Lobos
2019; Programa de Pós-graduação em Música (USP); Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/rm.v19i2.163572
ISSN2238-7625
Autores Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoVilla-Lobos construiu um estilo característico que ganha cada vez mais extensão e densidade analítica, dentro e fora do país. A construção do estilo de um compositor depende da recorrência dos modos com que ele organiza diversos elementos musicais e sonoros a fim de construir um “modo de escuta” próprio. Com base na abordagem tensiva da semiótica francesa, desenvolvida por Claude Zilberberg, procuraremos apresentar como a tensão entre os aspectos sensíveis e inteligíveis da percepção musical caracterizam a presença enunciativa de Villa-Lobos na peça orquestral Choros nº 6. Essa abordagem nos ajuda a descrever como o autor organiza as sonoridades na percepção tanto da i) espacialidade como da ii) temporalidadeprojetada pela obra.
Referência(s)