Artigo Acesso aberto Revisado por pares

CONTRIBUTOS PEDAGÓGICOS DO PADRE PEDRO Mª AGUILAR AO ENSINO DOS SURDOS-MUDOS EM PORTUGAL (SÉC. XIX)

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 22; Issue: 38 Linguagem: Português

10.24934/eef.v22i38.3058

ISSN

2317-0093

Autores

Ernesto Candeias Martíns,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

Pedro Mª Aguilar (1828?-1879) foi um pedagogo dedicado ao ensino da surdez. Este sacerdote, nascido em Pinhel, foi capelão, professor de moral e bibliotecário na Escola Normal de Marvila (Lisboa), desenvolvendo nesse período as suas leituras e investigações na área da educação especial (domínio dos surdos-mudos), engrandecendo a pedagogia diferencial no ensino. Fundou Instituto de Surdos-Mudos em Guimarães (1870), que viria a encerrar por falta de recursos financeiros. Em 1877, recebe subsídio da Câmara Municipal e funda Instituto de Surdos-Mudos do Porto, extinto em 1887, sob as ordens do seu sobrinho, Eliseu Aguilar. Analisaremos, de forma hermenêutica e reflexiva, os contributos deste educador, no âmbito da educação especial e pedagogia diferenciada. Utilizámos várias fontes primárias (arquivos, centros de documentação) e secundárias. Padre Aguilar foi um pedagogo, de pouca obra escrita, que aprofundou o método de ensino sinais metódicos e perfilou métodos intuitivos nesse ensino relevantes na época.

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