
Aplicação de métodos determinísticos para a obtenção de gap crítico em rotatórias urbanas brasileiras
2019; Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes; Volume: 27; Issue: 4 Linguagem: Português
10.14295/transportes.v27i4.1866
ISSN2237-1346
AutoresDiego Fernandes Neris, Antônio Clóvis Pinto Ferraz, Ana Paula Camargo Larocca,
Tópico(s)Urban Transport and Accessibility
ResumoO presente estudo tem o objetivo de avaliar o gap crítico e o follow-up headway para rotatórias brasileiras e comparar com estudos estrangeiros. Para tanto, foram selecionadas três rotatórias brasileiras de duas faixas de circulação e de entrada. Para a obtenção de gaps críticos foram utilizados cinco métodos determinísticos: Siegloch (1973), Raff (1950), Miller & Pretty (1968), Wu (2012) e Bunker (2012), sendo que pelo primeiro método foi possível obter também o follow-up headway. Os valores de gaps críticos foram consideravelmente diferentes em função da faixa utilizada: na faixa da direita, os motoristas aceitam gaps menores para entrar na interseção. Esta diferença não foi significativa quando se trata de valores de follow-up headway. Em seguida, os métodos de estimação de gap crítico foram validados comparando a capacidade das interseções pelo método de Hagring (1998) com dados de fluxos agregados por minuto. Finalmente, os valores brasileiros foram comparados com dados estrangeiros e foram verificadas semelhanças com países como Suíça, Itália e Portugal.
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