Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação

2019; Volume: 14; Issue: 32 Linguagem: Português

10.37084/rematec.1980-3141.2019.n32.p118-130.id207

ISSN

2675-1909

Autores

Daniel Mira Rodrigues Pinto, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

A pesquisa teve como objetivo compreender a importância da matemática na formação do indivíduo, bem como de sua cidadania, além de reconhecer a importância do ensino da matemática na matriz curricular da educação básica para a formação integral do sujeito, e das contribuições dos fundamentos e conteúdos matemáticos para a inclusão social, justiça social e democracia. A metodologia um estudo exploratório de caráter qualitativo, onde se buscou fundamentar os argumentos da discussão em fontes de livros e artigos através de um levantamento bibliográfico. A discussão fundamentada nos livros e artigos evidencia a importância da matemática para a formação da cidadania e inclusão social dos indivíduos em uma sociedade tecnológica.

Referência(s)