Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Os primórdios do ensino da flauta no Rio de Janeiro (1808-1831)

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

10.33871/23179937.2018.6.3.2637

ISSN

2317-9937

Autores

Humberto Amorim,

Tópico(s)

Contemporary Social and Educational Issues

Resumo

O artigo objetiva realizar um levantamento dos professores de flauta atuantes no Rio de Janeiro no í­nterim compreendido entre a chegada da famí­lia real portuguesa (1808) e a abdicação de d. Pedro I ao trono brasileiro (1831). Como objetivos secundários, suscita o papel dos periódicos pioneiros da imprensa brasileira na difusão do ensino do instrumento, bem como identifica e analisa algumas das tipologias caracterí­sticas do ensino de flauta do perí­odo. Alicerçada em uma pesquisa documental, a metodologia consistiu no levantamento, categorização, cruzamento e análise de mais de 50 anúncios (grande parte dos quais inéditos) recolhidos em seis distintos jornais (Gazeta do Rio de Janeiro, Diário do Rio de Janeiro, Jornal do Commercio, Correio Mercantil, Spectador Brasileiro e O Sete de Abril). Os resultados e conclusões indicam a significativa atuação de professores estrangeiros (sobretudo franceses) no Rio de Janeiro e as diversas estratégias utilizadas pelos mestres de flauta para subsistir, dentre as quais despontam o ensino de outros instrumentos, de lí­nguas estrangeiras e mesmo a execução de tarefas extramusicais, realidades que nos ajudam a melhor compreender os caminhos que nos trouxeram às práticas de hoje.

Referência(s)