
O pensamento visual epsteiniano: rosto, fluido e animismo
2019; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15448/1980-3729.2019.2.32488
ISSN1980-3729
AutoresEdson Pereira da Costa Júnior,
Tópico(s)Cinema and Media Studies
ResumoOs escritos teóricos e os filmes de Jean Epstein frequentemente exaltam o olho da câmera e a inteligência da máquina cinematográfica. No emaranhado de caminhos que se desdobram a partir desse entusiasmo diante do dispositivo, típico das vanguardas europeias do início do século XX, tentamos identificar as bases para o pensamento visual do autor. A análise se concentra sobre a figuração do rosto humano, a lógica do fluido e o princípio animista. Trata-se de um tripé presente tanto na produção teórica como fílmica de Epstein, e essencial para compreender a relação tão cara à sua obra entre o cinema e o tempo.
Referência(s)