
A responsabilidade social em clubes de futebol como estratégia de valorização da marca: o caso do Santa Cruz futebol clube
2019; Volume: 10; Issue: 4 Linguagem: Português
10.6008/cbpc2179-684x.2019.004.0009
ISSN2179-684X
AutoresPlácido Fernandes Caluete Neto, Andressa Ribeiro de Queiroz, Carlos Eduardo Silva,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoA Responsabilidade Social vem promovendo um profundo interesse na gestão do mundo empresarial, mas pouquíssimas vezes foi avaliada em investigações no campo da gestão dos clubes de futebol. Tendo em vista o verdadeiro papel social que suscita a gestão de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) dos clubes de futebol, a investigação tem como premissa conhecer a realidade pragmática da gestão de RSC no desporto e no futebol em específico, bem como sua observação e análise, das práticas e ações socioambientais desenvolvidas pelos clubes junto aos stakeholders e entorno meio ambiental - usadas para promover a imagem institucional das equipes, para posteriormente propor sua implementação no contexto do Santa Cruz Futebol Clube. Este trabalho objetivou analisar como o Santa Cruz Futebol Clube pode aderir ao modelo Ethos de Responsabilidade Social, a fim de se estabelecer uma nova postura diante dos stakeholders, no sentido de melhorar a gestão e imagem corporativa do clube diante das novas perspectivas do mercado. Este artigo se caracteriza inicialmente por ser uma pesquisa bibliográfica. Quanto a natureza da pesquisa, caracteriza-se como aplicada, uma vez que buscou apresentar aos stakeholders a implantação de indicadores relacionados à responsabilidade social do clube a fim de melhoria da imagem corporativa. Diante do detalhamento histórico da evolução das várias visões a respeito das concepções e adequação das teorias relacionadas à RS, foi possível compreender que o discurso está de fato em conformidade com o relacionamento recíproco entre as atividades principais da organização com as carências prementes da sociedade, de maneira que as ações neste sentido ocasionem reflexos positivos, seja para os negócios, como também para o desenvolvimento comunitário. A troca de valores entre o clube e os indivíduos aparenta ser de fato o fator preponderante para que práticas nesta esfera obtenham um impacto perene, ou seja, estejam introduzidas na visão atual de governança estratégica de forma definitiva, e não apenas eventualmente. Pode-se concluir, portanto que a adoção de Responsabilidade Social Corporativa pode influenciar de forma significativa e expressiva o clube e os stakeholders associados ao Santa Cruz Futebol Clube.
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