Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916)

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 5; Linguagem: Português

10.20888/ridphe_r.v5i0.9904

ISSN

2447-746X

Autores

Rosimeire Aparecida Soares Borges, Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Érica Nadir de Andrade Cruz,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este estudo histórico analisou artigos de revistas pedagógicas, publicadas em diferentes estados brasileiros, no período 1891 a 1916. Nestas fontes, buscou-se conhecer recomendações e orientações para o uso didático de materiais nas aulas de aritmética da escola primária. É possível afirmar que os autores destes artigos sugeriram para os professores leitores que utilizassem diversificados materiais em suas aulas de aritmética apresentando modelos de atividades que envolvessem os alunos na observação, comparação e manipulação desses materiais, na resolução de exercícios e problemas, de forma a auxiliá-los na compreensão dos conceitos aritméticos estudados. Em suma, esses artigos disseminaram fundamentos do método intuitivo para as escolas primárias brasileiras naquele período.

Referência(s)