Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Objetos Não Identificados: Tropicalismo e Pós-Modernismo no Brasil dos Anos 1960

2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português

10.12957/irei.2019.47259

ISSN

2317-1456

Autores

Josnei Di Carlo,

Tópico(s)

Sociology and Education in Brazil

Resumo

Quando a Tropicália irrompeu na cena musical em 1967, Mário Pedrosa era um crítico de arte influente. Em 1966, ao constatar o esgotamento da arte moderna, Pedrosa afirma que um novo ciclo cultural se iniciava – o da arte pós-moderna. Reconstruindo esse conceito, investigaremos se a intervenção de Caetano Veloso e Gilberto Gil no III Festival de Música Popular Brasileira pode ser considerada uma manifestação do pós-modernismo. A hipótese é que os motivos da arte pós-moderna identificados por Pedrosa estão presentes na Tropicália.

Referência(s)