Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Entre a escola e o quartel: a negação do direito à educação

2019; Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Volume: 35; Issue: 3 Linguagem: Português

10.21573/vol35n32019.96856

ISSN

2447-4193

Autores

Andréia Mello Lacé, Catarina de Almeida Santos, Danielle Xábregas Pamplona Nogueira,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este artigo analisa a militarização nas escolas públicas com o objetivo de extrair evidências sobre a efetivação da garantia do direito à educação com qualidade nesse modelo de gestão. Analisa os pressupostos da militarização à luz dos preceitos constitucionais do direito à educação e da qualidade socialmente referenciada. Foram realizadas análises documentais em fontes primárias e secundárias, matérias jornalísticas e produções teóricas sobre o tema. Concluiu-se que o modelo analisado preconiza a negação do direito à educação e da efetivação do princípio da qualidade socialmente referenciada.

Referência(s)