
Entre a escola e o quartel: a negação do direito à educação
2019; Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Volume: 35; Issue: 3 Linguagem: Português
10.21573/vol35n32019.96856
ISSN2447-4193
AutoresAndréia Mello Lacé, Catarina de Almeida Santos, Danielle Xábregas Pamplona Nogueira,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste artigo analisa a militarização nas escolas públicas com o objetivo de extrair evidências sobre a efetivação da garantia do direito à educação com qualidade nesse modelo de gestão. Analisa os pressupostos da militarização à luz dos preceitos constitucionais do direito à educação e da qualidade socialmente referenciada. Foram realizadas análises documentais em fontes primárias e secundárias, matérias jornalísticas e produções teóricas sobre o tema. Concluiu-se que o modelo analisado preconiza a negação do direito à educação e da efetivação do princípio da qualidade socialmente referenciada.
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