Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO.

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 22; Issue: 38 Linguagem: Português

10.24934/eef.v22i38.2956

ISSN

2317-0093

Autores

Stheffanie Matias Cabral, Wolney Gomes Almeida,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A busca por equidade social conduz a sociedade por um processo gradativo em direção à inclusão de pessoas com deficiência em instituições de ensino regular e, no bojo desta discussão, a Educação Física Escolar auxilia e proporciona diversos benefícios cognitivo, afetivo e social aos alunos com deficiência. Este estudo tem como objetivo avaliar a importância da inserção dos esportes adaptados no currículo da Educação Física Escolar no Ensino Médio em escolas estaduais da cidade de Itabuna-Bahia. Fundamentando-se, teoricamente, sob as bases epistemológicas da Educação Inclusiva, pretende contextualizar o esporte adaptado no processo de inclusão. A metodologia calcada na pesquisa documental, de cunho qualitativo, apresenta uma análise de documentos sobre o PPP (Projeto Político Pedagógico) e do plano de curso dos professores de Educação Física do Ensino Médio, constatando a fragilidade quanto à observação e importância dadas às praticas do esporte adaptado no planejamento escolar.

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