
Análise crítica de produtos midiáticos: experiência de extensão universitária em escolas públicas de Porto Alegre
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22409/rmc.v13i3.38113
ISSN2178-602X
AutoresIsaura Generoso Mourão, Bruno Garcia Vinhola, Nicole Sberse Morás, Jean Felipe Rossato, Ana Javes Luz,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo apresenta a experiência do Programa de Extensão Análise Crítica de Produtos Midiáticos desenvolvido em escolas públicas da cidade de Porto Alegre (RS) pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cujo objetivo é debater com jovens do ensino médio a mídia e seus produtos a partir da análise crítica dos modos de produção e de veiculação desses conteúdos. Partindo teoricamente dos conceitos de midiatização e de letramento midiático, o artigo analisa o impacto do programa para a formação de jovens cidadãos, bem como reflete sobre o papel da universidade no desenvolvimento de ações de extensão que permitam ampliar o alcance das pesquisas e das práticas acadêmicas no campo da Comunicação junto à sociedade.
Referência(s)