Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A militarização das escolas públicas: uma análise a partir das pesquisas da área de educação no Brasil

2019; Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Volume: 35; Issue: 3 Linguagem: Português

10.21573/vol35n32019.96283

ISSN

2447-4193

Autores

Míriam Fábia Alves, Mirza Seabra Toschi,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica acerca da militarização das escolas públicas no Brasil. Foram consultadas as bases de dados: Portal de Periódicos da Capes; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; Google Acadêmico. A partir do levantamento emergiram questões relativas à gestão militarizada e suas interferências na prática pedagógica, a formatação de um modelo de escola que prioriza a disciplina e o controle, a relação de dependência entre a melhora do desempenho escola e as características dos estudantes.

Referência(s)