Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.26571/reamec.v7i3.8265

ISSN

2318-6674

Autores

Esterline Félix dos Reis, Mônica Feitosa da Costa Sousa, Dilce dos Santos Alves, Maria Iranete Mineiro Pinho, Ivanise Maria Rizzatti,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima, e teve como objetivo investigar se na prática pedagógica de três professores de ciências do ensino fundamental II e dois de biologia do ensino médio integral de escolas estaduais de Boa Vista – RR utilizam espaços não formais para o ensino de ciências. A metodologia consistiu de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa. A coleta de dados realizou-se por meio da aplicação de questionário contendo quatro questões subjetivas para compreender como os professores compreendem os espaços não formais e, se em sua prática docente envolvem o uso de algum espaço não formal voltado para o ensino de ciências. Como resultado, verificou-se que os docentes não fazem uso dos espaços não formais em sua prática pedagógica, citando fatores como falta de apoio da escola e inexperiência em como organizar as aulas nesses espaços.

Referência(s)