
Didatização da situação argumentativa: análise de uma atividade do ‘Manual de lectura y escritura argumentativas’
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ; Linguagem: Português
10.17648/eidea-19-v2-2458
ISSN2237-6984
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoNo Brasil, observamos que as práticas de ensino de argumentação limitam-se ao ensino da redação dissertativa para os exames de larga escala (AZEVEDO, 2015; LIMA e PIRIS, 2017; VIDON, 2018) e os livros didáticos restringem a abordagem da argumentação aos operadores argumentativos e gêneros argumentativos (LEMES, 2013; SOUZA, 2018). Para visualizar um paradigma distinto, examinamos o Manual de lectura y escritura argumentativas, de Muñoz e Musci (2013), por apresentar uma proposta de ensino de argumentação para o ensino secundário argentino e articular as atividades didáticas com as teorias da argumentação, especificamente a perspectiva interacional da argumentação postulada por Plantin. Analisamos, particularmente, uma atividade didática que focaliza a situação argumentativa, central para a definição de argumentação enquanto atividade argumentativa, conforme Plantin. Os resultados apontam fatores favoráveis e desfavoráveis da proposta didática do Manual a respeito das possibilidades de participação dos estudantes numa atividade argumentativa.
Referência(s)