Artigo Acesso aberto Revisado por pares

FORMATO DA INFORMAÇÃO NO CÁLCULO DE PROBABILIDADES POR FUTUROS PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS

2019; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 2; Linguagem: Português

10.15628/holos.2019.8504

ISSN

1807-1600

Autores

José António Fernandes, Gabriela Gonçalves, Paula Maria Barros,

Tópico(s)

Statistics Education and Methodologies

Resumo

Neste artigo estuda-se o cálculo de probabilidades realizado por futuros professores dos primeiros anos escolares, bem como o formato da informação a que eles recorrem na determinação dessas probabilidades. Participaram no estudo 50 estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, que na altura se encontravam a frequentar o segundo ano do curso de Licenciatura em Educação Básica numa universidade do norte de Portugal. Aos estudantes foram aplicadas várias tarefas de Probabilidades e Estatística, num contexto de avaliação formal, sendo aqui estudada apenas uma dessas tarefas, a qual envolve vários tipos de probabilidade (probabilidade simples, conjunta e condicionada) e dois formatos de informação (frequências absolutas e frequências relativas). Em termos dos principais resultados obtidos, salienta-se que os futuros professores revelaram um conhecimento limitado de probabilidades e uma preferência clara pelo uso das frequências absolutas no cálculo dessas probabilidades.

Referência(s)