
O JORNAL COMO INSTRUMENTO DE AUXÍLIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
2020; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33237/geotemas.v9i3.4035
ISSN2236-255X
AutoresJoice Darlene de Melo, Francisco Fernandes Ladeira,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente artigo relata uma experiência pedagógica em que alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola particular do município de Barbacena (MG) produziram um jornal a partir de fotografias registradas por eles próprios. A prática em questão foi realizada na disciplina de Geografia com o objetivo de estimular os estudantes a lerem criticamente as paisagens que estão ao seu redor e, muitas vezes, passam despercebidas. Para realizar a atividade proposta com o uso de jornal no ensino de Geografia primeiramente foi feita uma divisão da turma, formando quatro grupos com oito alunos. Cada grupo ficou responsável por visitar e registrar as fotos de cinco pontos turísticos do município de Barbacena: o centro da cidade; o Mirante do Bairro Monte Mário; o Museu da Loucura e as igrejas “Matriz de Nossa Senhora da Piedade” e “Nossa Senhora de Assunção”. Visando abordar a temática proposta de maneira sintética e ordenada, primeiramente realizamos um breve histórico sobre as mídias impressas e suas aplicabilidades como recursos paradidáticos para, posteriormente, apresentarmos os principais resultados obtidos nesta experiência pedagógica. Após a aplicação e desenvolvimento do projeto com jornal, os alunos demonstraram mais interesse pela disciplina de Geografia e, concomitantemente, se sentiram mais estimulados e valorizados, pois perceberam que também são capazes de construir conhecimento e não apenas recebê-lo passivamente.
Referência(s)