Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DIMENSÕES TEÓRICAS DAS CONCEPÇÕES DE TEMPO HISTÓRICO

2019; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Linguagem: Português

10.15628/holos.2019.7682

ISSN

1807-1600

Autores

Simone Burioli Ivashita, João Paulo Pereira Coelho,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

As reflexões referentes às concepções de periodização que fundamentam a escrita da História da Educação são necessárias não só no âmbito do processo de pesquisa como para a prática pedagógica do professor em sala de aula. Sob esta temática, o objetivo das discussões empreendidas deteve-se na análise das articulações existentes entre os pressupostos teórico-metodológicos que orientam a escrita da História da Educação e as suas implicações sobre o processo de periodização nesta área. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, tendo como referencial teórico a compreensão de que o tempo se constitui como um conceito plural, elaborado com base nas singularidades que revestem cada época, sociedade e cultura. Conclui-se, que o tempo, por ser um valor norteador da vida humana nos mais diversos modelos de organização social, orienta as ações dos sujeitos sobre o espaço que ocupam. Assim, a periodização da História da Educação deve considerar as múltiplas representações de tempo desenvolvidas em diferentes momentos históricos e em distintos espaços de produção da cultura, expressando rupturas e permanências sociais e culturais historicamente constituídas

Referência(s)