Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Vivências e experiências pedagógicas no museu: um espaço de formação docente

2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 12 Linguagem: Português

10.34117/bjdv5n12-297

ISSN

2525-8761

Autores

Daniel Cardoso Alves, Joyce Lucerna Amaral, Regina Rosa L. dos Santos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo apresenta as problematizacoes resultantes de uma pesquisa realizada durante a execucao da acao de extensao intitulada “Ciclo de Formacao Docente no Museu (CFDM)”, desenvolvida em regime de parceria entre a Faculdade de Educacao da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Universitario de Belo Horizonte (FaE/UEMG-CBH) e o Museu de Historia Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (MHNJB/UFMG) no ano de 2019. Apresentando uma sintese dos tres encontros realizados, o presente artigo tem o objetivo geral de estabelecer contribuicoes para o reconhecimento e o fortalecimento dos processos educativos que se inserem no espaco museal, segundo as opinioes dos participantes da acao, que foram coletadas e analisadas a partir de fichas de avaliacao. Dentre as conclusoes, foi possivel apreender a partir dos resultados da pesquisa que espacos nao escolares, a exemplo do MHNJB/UFMG, um espaco com acervo a ceu aberto constituido por ambientes diversos e especificos, sao potencializadores de uma formacao docente interdisciplinar por oferecerem novos olhares ao processo de ensino e de aprendizagem, sobretudo no que se refere a possibilidade de uma maior exploracao dos conteudos que compoem os curriculos escolares.

Referência(s)
Altmetric
PlumX