
Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil
2020; Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; Volume: 13; Issue: 27 Linguagem: Português
10.22420/rde.v13i27.1032
ISSN2238-4391
AutoresDirce Djanira Pacheco e Zan, Nora Krawczyk,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoNos últimos tempos acompanhamos um forte avanço do pensamento conservador no Brasil, expresso de forma mais contundente com o Golpe que ocorreu em 2016. Desde então, o país segue em um ritmo acelerado de desmonte de direitos, de interrupção das políticas sociais anteriormente construídas e de aprofundamento das desigualdades educacionais e sociais. Como manifestação dessa conjuntura e do avanço do conservadorismo em nosso país, nos propomos aqui tratar de quatro projetos que estão em curso na educação brasileira: o Programa Escola sem Partido, a militarização das escolas públicas, o Homeschooling e a inclusão do empreendedorismo como tema importante nos currículos escolares. A análise dessas políticas nos permitirá perceber de que forma essas ideias e propostas crescem em um contexto de fragilização da compreensão da educação como um direito.
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