Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Call of Cthulhu: a imagem das criaturas lovecraftianas no jogo Dark Corners of the Earth

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 40; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5433/1679-0383.2019v40n2p225

ISSN

1679-0383

Autores

Levy Henrique Bittencourt Neto,

Tópico(s)

Gothic Literature and Media Analysis

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar a imagem de três criaturas – Shoggoth, Cthulhu e Dagon - baseadas nos livros do escritor H.P. Lovecraft e presentes no jogo Call of Cthulhu: Dark Corners of the Earth. A abordagem principal é sob a perspectiva das categorias fenomenológicas e a semiótica de C. S. Peirce. Através dos nove tipos de signo e das categorias fenomenológicas de primeiridade, secundidade e terceiridade, fez-se uma análise dos componentes visuais das imagens do jogo, em comparação com os escritos de Lovecraft. Através da análise semiótica, percebe-se que o jogo conseguiu, de maneira bem-sucedida, transpor signos fundamentais presentes na literatura de Lovecraft.

Referência(s)