
POSTS NA PÁGINA DO DOM BOSCO RONDONIENSE: HISTÓRIAS ESCOLARES NO FACEBOOK
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; Volume: 16; Issue: 38 Linguagem: Português
10.22481/praxisedu.v16i38.5997
ISSN2178-2679
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA vocação deste artigo é a de refletir sobre as postagens dos sujeitos nos territórios fluidos da web, mais especificamente na página do Colégio Dom Bosco rondoniense no Facebook; nessa acepção, traz para a discussão os posts que circulam num tempo de redes sociais virtuais, buscando contribuir para os estudos sobre os lugares de memórias da escolarização. Os registros compartilhados, possíveis fontes para a historiografia da Educação, exibem as memórias sobre o tempo escolar. Quais as motivações dos usuários nessa página virtual? Nesse ímã de interação, os usuários desempenham papéis indicadores das ações cotidianas, expondo os lugares, as relações, as representações escolares. Nesse contexto, cabe à tela, a capacidade de revelar as memórias escolares vividas no espaço midiático, na quais, os produtores e receptores manejam a linguagem, postam imagens, com vistas à produção de sentidos sobre a vida na instituição de ensino rondoniense. Estudos de Lima (1993) e Cantanhede (1950) anunciam que desde 1933, as aulas com Música, Teatro, sessões de cinema faziam parte das ações educativas dessa instituição de ensino. A pesquisa aborda os variados temas surgidos nas postagens dos novos e antigos estudantes do educandário: saudades dos amigos, debate sobre o Patrimônio cultural em Porto Velho, assim como as atividades que praticaram na escola. Valho-me dos estudiosos Certeau (1982), Chartier (2002), Lévy (1999) e Sibilia (2008) para me ajudar a pensar que as postagens na rede social do Facebook também representam valores, atividades cotidianas e práticas educativas que permitem o conhecimento institucional para além dos estudos historiográficos.
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