
Geometria e história da matemática: uma atividade com a duplicação do cubo
2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 12 Linguagem: Português
10.34117/bjdv5n12-170
ISSN2525-8761
AutoresKamila Gonçalves Celestino, Aline Vaccari Lunelli, Márcio André Martins,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente relato trata de uma atividade realizada com academicos do 2o ano do curso de Licenciatura em Matematica da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), com o objetivo de apresentar aos estudantes um contexto historico do problema da duplicacao do cubo e instrumentaliza-los, por meio da Historia da Matematica e tambem de uma atividade pratica, para que eles possam aplicar atividades como esta na Educacao Basica. A atividade foi realizada em tres etapas: na primeira foi proposto o problema da duplicacao do cubo para os academicos resolverem; na segunda foi apresentado o historico do problema, discutidas as solucoes dadas por eles e feita a resolucao coletiva por meio da construcao de cubos e, na terceira etapa houve uma conversa com os academicos para que eles pudessem expor suas impressoes acerca desta experiencia. Neste dialogo o grupo demonstrou ter gostado da pratica e percebeu-se tambem a intencao de alguns em reproduzir a atividade com seus alunos no futuro.
Referência(s)