Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Geometria e história da matemática: uma atividade com a duplicação do cubo

2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 12 Linguagem: Português

10.34117/bjdv5n12-170

ISSN

2525-8761

Autores

Kamila Gonçalves Celestino, Aline Vaccari Lunelli, Márcio André Martins,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente relato trata de uma atividade realizada com academicos do 2o ano do curso de Licenciatura em Matematica da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), com o objetivo de apresentar aos estudantes um contexto historico do problema da duplicacao do cubo e instrumentaliza-los, por meio da Historia da Matematica e tambem de uma atividade pratica, para que eles possam aplicar atividades como esta na Educacao Basica. A atividade foi realizada em tres etapas: na primeira foi proposto o problema da duplicacao do cubo para os academicos resolverem; na segunda foi apresentado o historico do problema, discutidas as solucoes dadas por eles e feita a resolucao coletiva por meio da construcao de cubos e, na terceira etapa houve uma conversa com os academicos para que eles pudessem expor suas impressoes acerca desta experiencia. Neste dialogo o grupo demonstrou ter gostado da pratica e percebeu-se tambem a intencao de alguns em reproduzir a atividade com seus alunos no futuro.

Referência(s)
Altmetric
PlumX