Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Afetos e arranjos de um clube de amigos

2019; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/muspop.v6i1.13156

ISSN

2316-7858

Autores

Luã Ferreira Leal,

Tópico(s)

Musicology and Musical Analysis

Resumo

Como os rios que nascem em Minas Gerais, o livro resenhado resplandece como caudalosa fonte de inspiração para novos estudos sobre compositores e intérpretes no Brasil. Versão revisada da dissertação de mestrado, defendida em 2012 no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp, “...De tudo que a gente sonhou”: amigos e canções do Clube da Esquina se insere no rol de reavaliações sobre o impacto do lançamento do Clube da Esquina, o primeiro álbum duplo de estúdio gravado no Brasil. A análise efetuada, apoiada em conceitos de Raymond Williams como estrutura de sentimento e formação cultural, propicia reflexões a respeito da criação de formas de pertencimento. A proposta inicial é tentar definir o que foi o Clube da Esquina: um movimento musical, apenas o título de canções e álbuns ou uma turma informal de compositores e instrumentistas?

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