
Propaganda sobre a reforma da previdência do governo Michel Temer: a fabricação discursiva do consenso na campanha “você sabia?”
2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22297/dl.v8i2.4013
ISSN2316-1795
AutoresHaiany Larisa Leôncio Bezerra, Washington Silva de Farias,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoA instauracao de Michel Temer na presidencia do Brasil em 2016, apos a cassacao de Dilma Rousseff, promoveu uma intensificacao da agenda neoliberal em nosso pais, bem como da propaganda institucional produzida pelo Estado a favor das chamadas reformas (do ensino medio, da Previdencia e das leis trabalhistas). Essa propaganda, no entanto, emerge num cenario de conflitos entre a posicao do governo e a dos setores e movimentos sociais do campo do trabalho, assumindo um funcionamento estrategico, tendo em vista produzir um efeito de consenso entre essas posicoes divergentes. Diante desta conjuntura, neste trabalho, filiado a Analise do Discurso francesa, na perspectiva de Michel Pecheux, pretendemos investigar as estrategias discursivas da fabricacao do consenso no discurso da propaganda do governo Michel Temer sobre a Reforma da Previdencia. Para tanto, elegemos como objeto de analise a campanha publicitaria “Voce sabia?”, veiculada em maio de 2017, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, sob a forma de paineis digitais. Pretendemos demonstrar que as estrategias discursivas em funcionamento nessa campanha visam justificar a necessidade e urgencia da Reforma da Previdencia, mediante a producao de efeitos de inseguranca quanto ao futuro das aposentadorias, de divisao conflituosa dos trabalhadores entre contribuintes e aposentados e de naturalizacao dos aspectos economicos da Previdencia em detrimento de sua funcao social.
Referência(s)