
Educação infantil: a multiculturalidade na organização curricular com os campos de experiencias da base nacional comum curricular (BNCC)
2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 12 Linguagem: Português
10.34117/bjdv5n12-036
ISSN2525-8761
AutoresAna Cleide da Silva, Diógenes José Gusmão Coutinho,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO presente artigo traz uma abordagem reflexiva sobre um assunto muito recorrente no ultimo ano: a Base Nacional Comum Curricular a (BNCC) e suas implicacoes positivas na Educacao Infantil, onde o referido documento reforca a organizacao curricular e normatiza as atividades nesta etapa com pilares firmados em Direitos de Aprendizagens com premissas em seis bases que sao: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se, a serem desenvolvidos no contexto concreto de experimentos que propicie a crianca aprendente a desenvolver-se por meio do qual a BNCC sabiamente apresenta como “campos de experiencias” estrategia didatica que sempre fora defendida por precursores da pedagogia ativa e por varios pensadores dentre eles o suico Jean Piaget (1896-1980) que sendo psicologo nao mediu esforcos em contribuir para educacao no que cerne o desenvolvimento cognitivo da crianca e as brasileiras Santa Marli Pires dos Santos mestre em educacao(2006), Dulce Regina Mesquita da Cruz especialista em educacao(2006) ambas defendem a importância da ludicidade pratica na Educacao Infantil. Tudo voltado para um olhar que reflita na importância da elaboracao de atividades e estrategias didaticas para o trabalho com o multiculturalismo na educacao infantil por todos envolvidos neste processo, por se acreditar que nesta etapa da educacao ha uma predisposicao para formacao de carater que perdure por toda existencia do ser humano
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