
Para quem você dança?
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/conce.v8i2.8656488
ISSN2317-5737
AutoresNara Cálipo, Graziela Estela Fonseca Rodrigues,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO presente artigo tem como objetivo discutir a criação de uma obra de dança e a análise de sua recepção considerando o contexto e as espectadoras para as quais a mesma foi criada e apresentada: mulheres quebradeiras de coco babaçu e baiadoras de Terecô. O método de pesquisa e criação em dança, Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), foi utilizado na pesquisa e criação que deu origem aos dados em discussão. No percurso aqui descrito e discutido, procura-se evidenciar o aprofundamento propiciado pelo deslocamento de locais tidos como normativos para a criação e apresentação de obras coreográficas, para topologias tidas como outras, tais como comunidades e terreiros de Terecô ao norte do Estado do Tocantins.
Referência(s)